Converse - mais de um século de estilo

OK, sabemos que o Converse é icônico e peça-chave no look de várias gerações, mas você sabe a história da sua criação e como ele chegou até aqui?

 

 

Lá em 1908, existia um acordo que proibia que as empresas fizessem negócio diretamente com os varejistas, coisa que Marquis Mills Converse, criador da Converse, não curtia muito. Decidido a quebrar barreiras e fazer história, Converse ignorou esse acordo e lançou sua marca de forma independente (e, como já sabemos, deu muito certo). 

 

Fabricante de pneus e tênis, Converse apostou no esporte novo da época (lá em 1908-1918), esporte que fazia sucesso entre os jovens: o basquete. Além de ter ótima tração, era um tênis acessível e ótimo para as quadras.

 

Uma parte dessa história que não se sabe exatamente como rolou mas, Chuck Taylor, amante do basquete, se juntou a Converse nessa época (1918-1928). Acredita-se que ele realmente amava basquete e queria muito que o esporte ficasse conhecido. Ele criou o queridinho de todos os amantes da marca: o All Star Chuck Taylor, modelo de tênis com cano mais alto que o All Star tradicional. O All Star tradicional e o All Star Chuck Taylor foram introduzidos no mercado no mesmo período (1918-1928), ambos com as características solas de borracha com ranhuras em forma de diamante da marca.

 

A Converse também fez parceria com Jack Purcell, campeão mundial de badminton, lançando o All Star Jack Purcell em 1935, tênis que se tornou parte da vestimenta dos praticantes do esporte.

 

Daí pra frente o All Star ganhou a atenção do resto do globo com dois momentos chave na história do mundo: a Segunda Guerra Mundial e o nascimento do Rock n’ Roll.

 

Na Segunda Guerra Mundial, muitos fabricantes fizeram produtos destinados aos homens que estavam servindo ao país (jaquetas, roupas normais e roupas de proteção, tênis e botas). Desse modo, onde o exército americano pisava, o All Star era visto.

 

Já no nascimento do Rock, novo estilo de música e de vida, o All Star surgiu como parte da identidade dos amantes desse estilo. O All Star Chuck Taylor, juntamente com a jaqueta de couro e o jeans azul, se tornou marca registrada dos jovens roqueiros.

 

Agora, uma breve linha do tempo do visual do All Star:

1958 - até aqui, os All Star só eram fabricados na cor preta

1968 - cores, cores e mais cores

1974 - o All Star ganhou uma atualização: a estrela na lateral, que viria a se tornar ícone da marca

1976 - nasce o modelo All Star Pro Leather, mais resistente e duradouro, feito de couro

1986 - a Converse lança o modelo Weapon, o preferido pelos praticantes profissionais e amadores de basquete, na campanha  “Choose Your Weapon”, tradução “Escolha Sua Arma”, com dois dos jogadores de basquete rivais e mais famosos da época

1996 - nasce o All Star 2000, agora com a característica listra vermelha na sola

2015 - nasce o Chuck II, com o visual do nosso amado All Star Chuck Taylor mais uma nova palmilha, mais confortável e leve.

2020 - nasce o Converse Run Star Hike, com plataforma e solado tratorado

Fonte: Converse 

 

 

A Converse vive surpreendendo, já conheceu as novidades?
Confira aqui embaixo ou pelo link  www.margilcalcados.com.br/converse-all-star